29 novembro 2011

Os benefícios e malefícios do salto alto


Olá meninas o blog hoje traz novidades para quem gosta de salto alto.
Há milênios que os saltos fazem a cabeça e os pés de muitas mulheres. Historiadores encontraram esses acessórios em tumbas egípcias que datam de 1.000 a.C. E no Japão, as cortesãs usavam tamancos com quase 30 centímetros de altura para ficarem mais sensuais.
O salto alto é tudo na minha vida. Preciso estar sempre elegante por causa da profissão e à noite também não posso tirá-lo. Algumas mulheres simplesmente não vivem sem um salto alto. Além da inegável sensualidade, elegância e imponência que o acessório proporciona, a plataforma eleva o bumbum e define alonga as pernas. E ainda há quem garanta que ela atéfacilite  o orgasmo feminino! Mas, antes que você saia por aí de-ses-pe-ra-da por um salto 15, saiba que não é só de benefícios que vive este tipo de sapato. Seu uso indiscriminado traz sérios problemas para a coluna e facilita o aparecimento de varizes, barriguinha e da temida celulite.

“O uso de saltos altos altera o caminhar normal. A pressão plantar fica toda concentrada no dedão e no segundo dedo, levando à dor, calosidades e deformidades, como o joanete”

Bem-te-quer, mal-te-quer
É que a fama do salto alto não é das melhores. Pesquisas revelam que 20% das mulheres sentem algum tipo de dor durante a primeira hora de uso do salto, número este que sobe para 40% na segunda hora. Que atire a primeira anabela quem nunca sentiu uma dor insuportável nas costas depois de uma noite inteira sobre um salto agulha! Conhecidos por causarem problemas posturais, os saltos levantam o pé da mulher, encurtando a panturrilha e projetando o corpo para frente. Para compensar esse movimento, a pessoa acaba jogando o corpo para trás, o que pode culminar em uma hiperlordose e até naquela indesejável barriguinha!

Potério chegou a essa conclusão ao realizar um teste com mulheres usando saltos de sete e dez centímetros. O método usado foi o "estudo de marcha". Nele, as mulheres caminhavam por um minuto em cima de uma esteira que registrava a pressão interna nas veias. A conclusão que o cientista chegou foi a de que o salto aumenta em até 30% o bombeamento sangüíneo. Quanto à postura, Potério concluiu que quando uma pessoa usa salto alto, ela é obrigada a contrair os músculos da perna com mais força e a assumir uma postura mais elegante, deixando a coluna lombar ereta. A pesquisa revelou, ainda, que o salto alto corrige defeitos como o pé chato, o joanete e o genuvarum - aquele desvio das pernas para fora, comum na maioria das mulheres.
Fica a dica
Use com moderação o salto alto, não abuse e cuidado com sua saúde.