14 fevereiro 2012

Evite ressaca: dicas de saúde no carnaval


A dica de hoje é para todos que gostam de beber no carnaval prestem atenção as dicas da nutricionista.

Como o carnaval está se aproximando e nesse período, a maioria das pessoas só pensam em folia e muita diversão, mas não se esqueça de alguns cuidados essenciais.

Alimentos leves

Durante os quatro dias de folia do carnaval, o calor normalmente é muito intenso e com o verão atingindo temperaturas muito altas, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados.

Segundo Janile Lopes, nutricionista, durante este período a perda de líquidos e sais minerais é grande. Sendo assim, o consumo de água requer atenção. “Mesmo durante o consumo de bebidas alcoólicas é importante que as pessoas bebam água, pois a cerveja, vodka, entre outras bebidas, não hidratam o nosso organismo”, completa.

Cerveja não é água não!

Ao contrário de hidratar, o consumo de bebidas alcoólicas estimula que o organismo expulse água do corpo pela urina, o álcool tem função diurética.

Outra dica é o preparo de salada de frutas. Segundo Márcia, você pode acrescentar as frutas que quiser, principalmente aquelas ricas em água como melancia, abacaxi e laranja. Para completar, acrescente um iogurte natural.

O que fazer para curar a ressaca

Beber parece inevitável nessa época, e não tem problema se você não abre mão daquele drink ou cerveja. O importante é não se esquecer de ingerir água durante o consumo de álcool. Se abusar e a ressaca surgir, siga as dicas da nutricionista com ainda mais rigor. Redobre a quantidade de líquidos e coma alimentos leves e muitas frutas.

 A nutricionista lembra que os refrigerantes não devem ser contados como reposição hídrica.

Uma dica importante da nutricionista Janile Lopes é que a alimentação seja leve e balanceada e que o intervalo entre as refeições seja de no máximo 3 horas. “Fazer várias refeições por dia e comer com moderação açúcares, doces e gorduras e de preferência carnes magras, cozidos e grelhados” fica a dica da nutricionista para o carnaval.

DICA: Se beber não dirija!