02 abril 2013

A moda é global


Alô doçuras!

Marcas internacionais têm procurado cada vez mais atingir públicos diferenciados através de linhas alternativas, mas mantendo a mesma qualidade. A Lacoste, marca francesa e tradicional, desenvolveu a Lacoste Live. Mais jovem e com requintes mais ousados, as peças sempre são inspiradas em diferentes culturas, depois da Europa e América do Norte, a mais recente traz aspectos do Japão. Mesmo sendo reconhecida por sua tradicionalidade, a marca não deixou de ampliar seus horizontes e ir além.
“Devido às mudanças constantes do mundo, do comportamento, grifes famosas como a Lacoste não devem se prender apenas ao tradicional. Por isso, a marca sempre busca inovar, surpreender e se adequar ao mundo de hoje sem esquecer suas raízes”, ressalta a empresária fraqueada, Marcela Pessoa.
A Nike, outra marca de alcance mundial, também surpreendeu com uma coleção casual street pouco ligada às características esportivas. São jaquetas, casacos, calças cargo e até blusas de botão. Mas, mantendo o conforto como quesito primordial. Uma opção pra aqueles que desejam usar as peças de sua marca favorita em ocasiões diversas.

Vários estilistas badalados, como os brasileiros Alexandre Herchcovitch e Marcelo Sommer, têm trabalhado em linhas alternativas para lojas de departamento. Mas, diferente das marcas citadas anteriormente, nem sempre seguem os padrões de qualidade que os produtos de suas marcas oficiais. Embora, seja uma boa opção para quem quer usar uma roupa mais trabalhada por um preço menor.

De acordo com a gerente de uma loja de artigos esportivos, Sandra Araújo, “essas linhas casuais como a da Nike surpreendem os clientes, porque as pessoas, muitas vezes, desconhecem as outras opções que as marcas oferecem. Mas, quando conhecem tendem a gostar e comprar com frequência”.
Somente no Brasil a moda movimentou, em 2012, R$ 136 bilhões. O investimento em semanas de moda é cada vez maior. Pois, além de projetar as marcas nacionais em mídias especializadas mundiais, ainda propicia novos acordos comerciais transformando o mercado local em mercado global.
Fotos: Divulgação